Paula Calil obtém apoio de 17 vereadores e deve assumir presidência da Câmara de Cuiabá | FTN Brasil

Paula Calil obtém apoio de 17 vereadores e deve assumir presidência da Câmara de Cuiabá | FTN Brasil
Publicado em 01/01/2025 às 5:03

ELISA RIBEIRO

DA REDAÇÃO

A vereadora eleita Paula Calil (PL) fechou um grupo de 17 parlamentares e deve ser eleita a nova presidente da Câmara de Cuiabá para o primeiro biênio 2025-2026, na legislatura que se inicia partir desta quarta-feira (1º). 

O fato, inclusive, inviabilizou o projeto de reeleição do vereador Chico 2000 (PL) ao cargo que, apesar de afirmar ter o apoio de 10 parlamentares, recuou da disputa.

O anúncio de 17 votos foi feito pela própria parlamentar em suas redes sociais.  A liberal postou uma toto com todos os vereadores de seu grupo. Os últimos a entrarem foram os vereadores Eduardo Magalhães (Republicanos) e Maria Avallone (PSDB). 

 Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Maria Avalone também se juntou ao grupo após conversar com a vereadora Paula Calil e compartilhou sua decisão final. “Após a dissidência da chapa inicial, precisei reavaliar  minha decisão, pois não fazia  sentido para mim continuar em um composição formada apenas por homens, sem nenhuma representatividade feminina. significativa. Algo que sempre defendi. Então eu optei pela chapa das mulheres”. 

O vereador Dilemário também expressou vitória e boa sorte nesses quatro anos à frente como a nova presidente da Mesa Diretora. “Com alegria estou com 17 vereadoras e vereadores que se uniram para eleger no dia 1º de janeiro a primeira chapa da mesa diretora da Câmara Municipal composta 100% por mulheres. A nossa presidente será a vereadora Paula Calil. Na nova legislatura da Câmara teremos 8 mulheres, outro fato histórico. Desejo a elas bom comando à frente do parlamento municipal e no desenvolvimento de um bom mandato a favor do povo de Cuiabá”.

Ambos faziam parte do chamado G6 e, assim como Dilemario Alencar (União) e Sargento Joelson (PSB), declararam apoio à Paula na semana passada. 

A vereadora Maysa Leão tambeém se posicionou sobre a chapa 100% feminina: “Chegamos aos 17 votos para a primeira mesa diretora composta 100% de mulheres na câmara municipal de Cuiabá. Foi um caminho árduo, com muita resistência e desafios enfrentados. Mas o bom combate venceu! Cada voto foi conquistado através de muita conversa entre os pares, muita resiliência da nossa presidente Paula Calil, a a chapa “Renovação e Igualdade”está publicamente lançada e apoiada por 17 dos 27 vereadores eleitos, temos esperança de ainda aumentar esse número de apoiadores”.

Diante do recuo de Chico, o grupo liderado pela novata pode ampliar, já que não haverá disputa na eleição da Mesa Diretora.

Paula Calil fez questão de agradecer todo o grupo pelo importante apoio: “Obrigada por acreditarem no nosso projeto e participaram dessa construção”. 

Paula Calil foi a inidicação do prefeito eleito da Capital, Abilio Brunini (PL), e promete uma mesa formada 100% por mulheres, inclusive com a participação de Maria Avallone, que era a única vereadora eleita para a próxima legislatura que não somava ao grupo feminino liderado por Paula.

A chapa contou com forte apoio e articulação do prefeito diplomado Abílio Brunini (PL). Desde que foi confirmado como próximo prefeito da Capital, ele participou das conversas para eleger a aliada.

Abílio até entrou em embate com eventuais adversários, como Pastor Jeferson (PSD), que chegou a lançar seu nome, mas acabou recuando da disputa.