Prefeito Abilio visita UPAs e Policlínicas e encontra cenário de precariedade e superlotação | FTN Brasil

Prefeito Abilio visita UPAs e Policlínicas e encontra cenário de precariedade e superlotação | FTN Brasil
Publicado em 07/01/2025 às 14:25

PAULA VALÉRIA

DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, acompanhado pela secretária de Saúde, Dra. Lúcia Helena, realizou visitas-surpresa na noite desta segunda-feira (6) à Policlínica do Pedra 90 e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pascoal Ramos. Durante as visitas o prefeito verificou de perto as dificuldades enfrentadas pelas unidades, que estão em condições críticas devido a atrasos herdados da gestão anterior.

O prefeito classificou a situação como “inaceitável” e afirmou que a reestruturação do sistema de saúde será prioridade em sua gestão.

“Não podemos permitir que pacientes passem por tamanha humilhação e sofrimento. Vamos buscar medidas emergenciais para melhorar as condições de atendimento e devolver dignidade à população”, declarou Brunini ao final da visita.

A secretária de Saúde, Dra. Lúcia Helena, ressaltou que os problemas identificados não são novos, mas são reflexos de anos de gestão deficitária. “Sabemos que há muito a ser feito, mas vamos começar resolvendo questões emergenciais, como o reforço de equipamentos e materiais básicos. A médio e longo prazo, trabalharemos para ampliar as vagas hospitalares e reduzir a superlotação nas UPAs e policlínicas”, afirmou.

Vistorias

Durante as vistorias na Policlínica do Pedra 90 e na UPA do Pascoal Ramos foram  identificadas graves deficiências estruturais e operacionais. Entre os problemas constatados, destacam-se a falta de itens básicos, como copos descartáveis, papel higiênico, cadeiras de rodas e macas.

Embora o estoque de medicamentos esteja em situação regular e todas as unidades contem com médicos em atendimento, a longa espera e a sobrecarga das instalações demonstram a necessidade urgente de intervenções. Além disso, a ausência de itens básicos, como cadeiras de rodas e macas, prejudica ainda mais o atendimento.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Pacientes relataram estar aguardando desde as 13h para consultas ou para receber medicações simples. Além disso, a falta de vagas em hospitais tem obrigado pacientes a permanecerem internados na UPA por até três dias, contribuindo para a superlotação e pressionando ainda mais os serviços da unidade.

O prefeito Abilio falou com os pacientes e deixou claro que todos os postos de saúde e unidades básicas devem atender os pacientes sem necessidade de agendamento prévio. Isso inclui unidades de saúde próximas à residência do paciente, como Centros de Saúde da Família. Caso o atendimento seja urgente, o posto tem a obrigação de encaminhar o paciente para a UPA. O prefeito pediu ainda que, se alguém chegar a um posto de saúde que não esteja atendendo, grave um vídeo e o marque para que ele possa agir em relação à situação.

“Todos os postos de saúde, unidade básica de saúde têm que atender o paciente sem precisar de agendamento. Se você tiver perto de um posto de saúde e precisar de atendimento pode ir lá. Seja uma unidade básica, Centro de Saúde da Família. Se for urgente, eles tem a obrigação de lhe encaminhar para UPA. Mas significa que a UPA vai parar de atender? Não! A UPA também é para atender na hora que chegar paciente. Só que com um posto de saúde atendendo vai diminuir um pouco aqui, porque é muito melhor o posto de saúde perto de sua casa lhe atender. Façam me um favor, chegou no posto de saúde e não está atendendo, grava um vídeo e me marca e eu vou nesse posto de saúde”, declarou o prefeito Abilio Brunini.

As visitas às unidades de saúde foram anunciadas como parte de uma série de medidas para conhecer de perto os desafios do município e buscar soluções efetivas. Brunini garantiu que as demandas levantadas serão tratadas com urgência, mas destacou que o enfrentamento à crise na saúde pública de Cuiabá exigirá esforço conjunto entre município, estado e união.