Prefeito eleito pede intervenção do MP e do TJMT para congelar contas da Prefeitura de Cuiabá | FTN Brasil

Prefeito eleito pede intervenção do MP e do TJMT para congelar contas da Prefeitura de Cuiabá | FTN Brasil
Publicado em 01/01/2025 às 3:02

ELISA RIBEIRO

DA REDAÇÃO

O prefeito eleito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) segue, às vésperas de tomar posse, realizando a tarefa legislativa de fiscalizar a prestação do serviço público e, na madrugada desta segunda-feira (30), percorreu algumas Unidades de Pronto Atendimento da Capital averiguando a situação. Conforme ele, a colheita é a falta de quase tudo, desde equipo, soro e dipirona até profissionais para atuarem nos plantões.

Os servidores, que alegaram na segunda após protesto não ter recebido o 13º salário ainda, ameaçaram paralisação. Em razão disso, disse que cobrará do Ministério Público e do Poder Judiciário o congelamento das contas da Prefeitura de Cuiabá para poder empregar o dinheiro no setor assim que assumir, nesta quarta.

 Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

“Eu vi pela internet uma ameaça de paralisação amanhã (esta segunda), se até as 19 horas não pagarem o 13º para os profissionais de saúde, eles estão ameaçando essa paralisação. A situação está muito difícil aqui, em Cuiabá. Ministério Público, Tribunal de Justiça, façam o congelamento das contas da prefeitura, bloqueiem as contas da prefeitura para que paguem os profissionais da Saúde os seus direitos, façam alguma atitude. Eu vou pedir amanhã ao desembargador Orlando Perri, ao conselheiro do Tribunal de Contas. Não é possível a prefeitura continuar gastando em outras áreas e deixar a Saúde em segundo lugar”, disse, em vídeo postado em suas redes sociais, Abilio Brunini, em frente à UPA do Verdão.

O Novo gestor municipal que antes havia passado na UPA do Jardim Leblon, soro só está sendo feito em pacientes que estão internados. Além disso, falta a medicação para dor e febre dipirona e o equipo, material utilizado para fazer aplicação de medicamentos endovenosos.

“Aqui, gente, tem um monte de gente pra ser atendido. Tem três cadeiras e um monte de gente internada. Na sala de medicação, um monte de gente internada. Muitos profissionais estão reclamando que não receberam o 13º, que não recebeu os seus direitos trabalhistas. Os profissionais estão com atestado médico por questões de saúde. Então, está um caos a Saúde de Cuiabá”, completou o futuro gestor sobre a situação da UPA Verdão.

 

Por fim, Abilio se justificou, nas imagens, que somente poderá fazer alguma coisa a partir do dia 1º de janeiro, quando toma posse, afirmando que a situação vai mudar.

“Não posso aceitar isso. Eu só assumo dia 1º. Só a partir do dia 1º eu vou poder tomar decisões para poder ajudar a melhorar a Saúde de Cuiabá. Hoje, está um caos. Eu espero que isso mude, isso tem que mudar. Estamos buscando as melhores pessoas para tentar ajudar a fazer a diferença na Saúde da nossa cidade”, prometeu.

Outro lado

Por meio de nota enviado à imprensa, a prefeitura de Cuiabá divulgou: 

 “A Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, conforme anunciado anteriormente, a quitação do 13º salário dos servidores da saúde, foi concluída. Além disso, o pagamento do prêmio saúde também foi realizado nesta segunda-feira, 30 de dezembro”.