Projeto #FakeTôFora: conheça os clubes de checagem das escolas vencedoras 

Projeto #FakeTôFora: conheça os clubes de checagem das escolas vencedoras 
Publicado em 12/12/2024 às 10:45

Baseado no Projeto #FakeTôFora – Quem vota se informa, programa do Instituto Palavra Aberta que oferece materiais gratuitos para trabalhar a desinformação em sala de aula, o Prêmio #FakeTôFora anunciou nesta quarta-feira (11) os três grandes vencedores da primeira edição. 

Voltada a professores dos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º anos) e do ensino médio, a iniciativa premiou educadores que implementaram clubes de checagem com suas turmas, ressaltando o papel dos estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem e consumidores responsáveis de informações.

A premiação do Instituto Palavra Aberta em parceria com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil contou com o apoio do Porvir.

Conheça os projetos vencedores: 

1º Lugar 
José Hiago Soares

Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Fenelon Nóbrega
Salgadinho (PB) 

Realizado com alunos do 1⁰ano do Ensino Médio, a atividade do Clube de Checagem foi desenvolvida em várias etapas, com o objetivo de capacitar os alunos na leitura crítica e na verificação de informações. Foram realizadas cinco reuniões ao total, cada uma com um foco específico para guiar o processo e engajar os estudantes na prática de análise e checagem.

Na primeira etapa, os alunos foram apresentados ao conceito de fake news e à importância da checagem de informações. Também se dividiram nos papéis de pesquisador ( responsável por buscar fontes de informação e validar dados), analista ( encarregado de avaliar e comparar as informações coletadas) e documentador (coordenador de processos e conclusões de cada sessão).

Ao longo das etapas seguintes, contaram com a ajuda de sites de checagem para fazer a verificação de notícias de cinco grandes temas: Política, Saúde, Economia, Segurança e Tecnologia. 

Na última reunião, cada grupo apresentou suas conclusões para o restante dos alunos e compartilhou as dificuldades e lições aprendidas. Houve uma discussão coletiva sobre o impacto das fake news e a importância de manter uma postura crítica diante das informações.

Prêmio: 

  • R$ 10.000,00 em suprimentos para aprimorar a prática do educador, como computadores, tablets, celulares, livros, entre outros
  • mentoria da equipe EducaMídia para implementação de projeto de educação midiática em 2025
  • vaga garantida no curso de multiplicadores EducaMídia 2025
  • reportagem especial do Porvir com a cobertura do projeto
  • divulgação nas redes sociais do Instituto Palavra Aberta, EducaMídia, Porvir e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil
  • kit de materiais do EducaMídia (Guia da Educação Midiática, bloco, camiseta)

2º Lugar 
Manoel Messias da Silva

Escola Cidadã Integral Pastor João Pereira Gomes Filhos
João Pessoa (PB) 

Realizado com alunos do Ensino Médio, o projeto foi além da checagem de fatos. A turma foi dividida em dois grandes grupos: Olhos de Águia e Urna de Pandora, responsáveis por fazer a checagem de notícias referentes ao primeiro e segundo turno das eleições. 

Após classificar mais de 100 notícias como falsas, os estudantes partiram para a prática: gravaram entrevistas no estilo “povo fala” (perguntas rápidas feitas em um determinado ambiente, normalmente nas ruas) e também conversaram com um candidato a vereador. Além disso, receberam a visita de uma candidata para rebater as notícias falsas que circulavam a seu respeito. Na última etapa, organizaram um jogo de perguntas e respostas sobre democracia. 

Prêmio: 

  • R$ 5.000,00 em suprimentos para aprimorar a prática do educador, como computadores, tablets, celulares, livros, entre outros)
  • divulgação do projeto no site Instituto Palavra Aberta, EducaMídia, Porvir e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil
  • vaga garantida no curso de multiplicadores EducaMídia 2025
  • divulgação nas redes sociais do Instituto Palavra Aberta, EducaMídia, Porvir e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil
  • kit de materiais do EducaMídia (Guia da Educação Midiática, bloco, camiseta)

3º Lugar 
Ronney Marcos Santos 

Centro de Excelência Atheneu Sergipense
Aracaju (SE) 

Os alunos do 3o ano do Ensino Médio criaram o coletivo Observa! e fizeram uma parceria com a Agência Mangue de Jornalismo, produto do Ciriype (Centro de Estudos em Jornalismo e Cultura), associação sem fins lucrativos que busca realizar um jornalismo de qualidade e independente. 

Na página do Instagram, publicaram vídeos semanais no quadro “Na Voz do Povo”, onde checavam as notícias que mais foram comentadas durante a semana. Durante o projeto, receberam todos os candidatos à prefeitura de Aracaju no colégio, para uma sabatina. Durante o encontro, a verificação foi feita pelos alunos em tempo real. 

Prêmio: 

  • R$ 2.500,00 em suprimentos para aprimorar a prática do educador
  • vaga garantida no curso de multiplicadores EducaMídia 2025
  • divulgação nas redes sociais do Instituto Palavra Aberta, EducaMídia, Porvir e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil
  • kit de materiais do EducaMídia (Guia da Educação Midiática, bloco, camiseta)