Promovendo habilidades socioemocionais com a aprendizagem baseada em projetos

Promovendo habilidades socioemocionais com a aprendizagem baseada em projetos
Publicado em 03/01/2025 às 12:13

A aprendizagem baseada em projetos (ABP, na sigla adotada em português) está se tornando cada vez mais popular como uma abordagem eficaz e envolvente para ensinar os estudantes. Para professores iniciantes, pode parecer desafiador encontrar maneiras de ensinar habilidades socioemocionais além do conteúdo acadêmico tradicional. No entanto, existem métodos simples para integrar habilidades sociais nas atividades projetuais já planejadas para a turma. Especificamente, a colaboração entre colegas para resolver problemas costuma ser agradável e motivadora para os alunos.

Tradicionalmente, a aprendizagem baseada em projetos envolve a introdução de tópicos por meio de aprendizado exploratório, a prática de habilidades específicas e a avaliação do conhecimento adquirido. A Associação Americana de Conselheiros Escolares (American School Counselor Association) promove o sucesso acadêmico através de referenciais como as “Mentalidades e Comportamentos para o Sucesso do Aluno”, que apoiam e reforçam a abordagem. Alguns desses referenciais de aprendizagem socioemocional incluem o engajamento em cursos desafiadores, habilidades eficazes de comunicação oral e escrita, habilidades de escuta, colaboração e cooperação eficazes, além de habilidades de liderança e trabalho em equipe para atuar em grupos diversificados.

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Como planejar e avaliar projetos escolares

O aprendizado exploratório permite que os alunos façam perguntas e compartilhem ideias ou curiosidades sobre o conteúdo educacional e os referenciais de aprendizagem. Após a compreensão de um conceito, os professores podem utilizar a aprendizagem baseada em projetos para ajudar os estudantes a praticar uma habilidade específica. Por exemplo, em uma tarefa de matemática, os alunos poderiam coletar dados e, em seguida, construir juntos um gráfico tridimensional utilizando blocos de conexão para apresentar os resultados.

Allison Shelley/The Verbatim Agency for EDUimages A aprendizagem baseada em projetos promove habilidades socioemocionais, como cooperação e autoconsciência, ao estimular a resolução de problemas e o aprendizado colaborativo.

Avaliar o conhecimento dos alunos após uma unidade pode incluir o uso de rubricas durante o projeto, abordando tanto os padrões acadêmicos quanto a qualidade do trabalho realizado. Embora a aprendizagem baseada em projetos seja frequentemente utilizada para avaliação acadêmica e aprendizado, a oportunidade de ensinar habilidades socioemocionais muitas vezes é negligenciada.

A aprendizagem baseada em projetos naturalmente inclui habilidades valiosas de aprendizagem socioemocional, como cooperação, escuta ativa, comprometimento e autoconsciência. Ao se envolverem em projetos, os alunos aprendem a resolver problemas, criar e aprender em conjunto. Embora alguns alunos possam ter dificuldades com essas habilidades essenciais, a cooperação eficaz exige que eles ouçam e considerem as opiniões e ideias uns dos outros. A escuta ativa não apenas implica entender o que os colegas estão dizendo, mas também ter paciência e autocontrole. O comprometimento e a autoconsciência ensinam os alunos a negociar e a se sentirem confortáveis com a ideia de nem sempre conseguir o que desejam.

💬 Tire suas dúvidas e converse com outros educadores nas comunidades do Porvir no WhatsApp

Como a aprendizagem baseada em projetos facilita a reflexão do estudante

Adotar a aprendizagem baseada em projetos para ensinar habilidades socioemocionais oferece uma maneira autêntica de praticá-las e aprimorá-las. Existem várias formas de avaliá-las. Uma delas é buscar intencionalmente uma habilidade específica em todos os alunos, por meio de projetos que avaliem a capacidade de comprometimento durante a construção de uma estrutura em grupo. Isso não significa que os alunos não possam discordar durante o projeto; as discordâncias fazem parte do processo de aprendizado. Um comprometimento bem-sucedido em um projeto inclui a capacidade de compartilhar e ouvir diferentes perspectivas, chegando a soluções conjuntas com empatia, respeito, bondade e comprometimento.

Outra estratégia que novos educadores podem utilizar é pedir aos alunos que escrevam reflexões sobre o que funcionou bem durante o projeto e o que poderia ser melhorado — seja uma habilidade social específica ou o desempenho do grupo como um todo. Isso ajuda os alunos a se conscientizarem de como estão trabalhando juntos de maneira não avaliativa, oferecendo a oportunidade de serem autênticos e realmente considerar como colaboraram com os colegas. Esse tipo de atividade reflexiva incentiva os alunos a serem mais autoconscientes durante as oportunidades de aprendizagem baseada em projetos.

Menino em uma sala de aula olha preocupado para um adulto enquanto usa um laptop.
Allison Shelley/The Verbatim Agency for EDUimages Uma estratégia para educadores: pedir aos alunos reflexões sobre pontos fortes e melhorias em projetos.

Além disso, permitir que os alunos participem de feedback entre pares após um projeto é uma maneira eficaz de ajudá-los a refletir e melhorar suas habilidades sociais. Após praticarem uma habilidade específica, você pode incluí-la em uma rubrica que contabilize uma pequena parte da nota final. Por exemplo, destinar 5% da nota para refletir quão bem um aluno coopera também ajuda a aumentar a autoconsciência dos estudantes.

Eu já criei rubricas no passado que condicionavam parte das notas dos alunos à cooperação. Em um exemplo de rubrica com uma escala de quatro pontos por categoria: quatro pontos indicam “coopera com os outros e gerencia desentendimentos gentilmente o tempo todo”; três pontos, “coopera com os outros e gerencia discordâncias gentilmente com apenas um redirecionamento”; dois pontos, “coopera com os outros e gerencia discordâncias gentilmente com dois redirecionamentos necessárias”; e um ponto, “coopera com os outros e gerencia discordâncias gentilmente com três ou mais redirecionamentos”. Tento evitar dar zero pontos, pois melhorar as habilidades socioemocionais é um processo contínuo ao longo da vida.

Existem maneiras simples que novos educadores podem começar a ensinar habilidades socioemocionais aos alunos, incorporando-as no currículo diário.

Brainstorming (tempestade de ideias):

Uma maneira eficaz de iniciar é realizar uma tempestade de ideias para discutir quais são as habilidades sociais bem-sucedidas. Compartilhe diversos cenários em reuniões de classe para ajudar os alunos a entender melhor quais são as habilidades socioemocionais essenciais.

Crianças sentadas no chão de uma sala de aula, com um menino no centro olhando pensativo para frente.
Allison Shelley/The Verbatim Agency for EDUimages Rubricas são um recurso importante para avaliar o nível de cooperação dos estudantes.

Feedback (retorno avaliativo):

Oferecer feedback em tempo real enquanto os alunos trabalham é tão importante quanto avaliar seu desempenho acadêmico. Comentários como “Parece que você conseguiu se comprometer no design” e “Foi atencioso da sua parte deixá-lo terminar antes de compartilhar suas ideias para o relatório” são excelentes formas de reforçar habilidades socioemocionais positivas.

Definição de metas:

Os alunos trabalham em metas e objetivos de aprendizagem ao longo do ano, geralmente iniciados pelo professor, mas também podendo incluir metas pessoais de progresso acadêmico. Ajudar os alunos a definir metas em habilidades socioemocionais também contribui para seu desenvolvimento como adultos completos, e a  aprendizagem baseada em projetos oferece essa oportunidade. Algumas metas podem incluir não interromper os outros, alternar turnos, respeitar o espaço pessoal, fazer perguntas e compartilhar ideias de maneira respeitosa. Essas são todas habilidades críticas que os alunos podem aprender de maneira autêntica.

Quanto mais divertido for um projeto para os alunos, mais oportunidades haverá para ensinar habilidades socioemocionais. Alunos profundamente engajados no aprendizado têm opiniões, sentimentos, ideias e crenças fortes e desejam que suas ideias e sugestões façam parte do projeto. A aprendizagem baseada em projetos é uma excelente maneira de ensinar habilidades socioemocionais de forma autêntica enquanto os alunos aprendem.

* Publicado originalmente em Edutopia e traduzido mediante autorização
© Edutopia.org; George Lucas Educational Foundation