SMS de Cuiabá divulga lista dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde; Secretária Municipal Lucia Helena explica sobre as especialidades | FTN Brasil

SMS de Cuiabá divulga lista dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde; Secretária Municipal Lucia Helena explica sobre as especialidades | FTN Brasil
Publicado em 16/01/2025 às 13:33

ELISA RIBEIRO

DA REDAÇÃO

Segundo um levantamento feito pela Superintendência da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), desde o dia 7 de janeiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município já realizaram 10.002 atendimentos espontâneos, após a implementação da portaria assinada pelo prefeito de Cuiabá Abilio Brunini.

A medida autoriza o primeiro atendimento sem necessidade de agendamento prévio, garantindo rapidez e eficiência na atenção primária sem comprometer os atendimentos previamente agendados.

O prefeito Abilio Brunini visitou algumas unidades para verificar de perto se os atendimentos das consultas não agendadas estão sendo realizados. “Quero dizer para vocês que os postos estão atendendo, sim, às demandas espontâneas. Estou verificando unidade por unidade para garantir que esse atendimento seja, de fato, disponibilizado para a população.”

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O gestor municipal por meio de vídeo tem acompanhado de perto, como estão sendo feitos os atendimentos nos postos de saúde de Cuiabá. Abilio esteve no Pedra 90 e reforça que os médicos estão aptos para atender a população de Cuiabá: “Quero dizer que os Postos de Saúde estão atendendo a chamada ‘Demanda Espontânea’. Eles precisam atender”. 

No Posto do bairro Pedra 90 por exemplo, houve sete atendimentos de consultório e duas de demanda espontânea e por lá também passaram pessoas que vierem buscar a receita médica. 

 

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De acordo com a secretária municipal de saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, a iniciativa busca reduzir a sobrecarga das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), reservando-as para casos mais graves. “Nossa proposta é garantir agilidade na atenção primária, dispensando assim que as UPAs sejam procuradas por motivos mínimos”, destacou a secretária.

Ela explica que o paciente que vai consultar pela primeira vez é mais demorado e o paciente que ja tem o acompanhamento médico, tem a tendência de ser mais rápida a consulta médica. “O mínimo  que a gente espera que um médico atenda na Unidade Básica de Saúde de pacientes agendados seriam três pacientes por hora. Que dariam 12 pacientes em cada período. Podendo chegar a 16. O paciente que demora mais é o paciente que vai pela primeira vez. O atendimento é mais demorado porque você tem que conhecer o paciente. Mas aquele paciente que já é  acompahamento é mais ágil. E eu posso falar que é assim porque eu sou médica pediatra e atendo em consultório e eu sei como isso acontece”. afirma Lucia Helena. 

A secretária também explica que se o atendimento for de maneira espontânea deverá seguir o mesmo fluxo. “Vai ser feia a triagem, vai ser feita a classificação de risco, o médico vai atendê-lo e caracterizar o que está acontecendo e havendo necessidade de seguimento, ele vai ser direcionado para sua área de abrangência e que ele seja atendido no local de sua residência. E a gente deve priorizar essa regionalização porque ali o agente de saúde comunitária, ele vai reconhcer o paciente ou aquela demanda com um pouco mais de facilidade que é o grande objetivo da atenção primária”, explica.  

Unidades com horário estendido a secretária de Saúde explica: “Inclusive aquelas com horário estendido vão aderir a essa forma de atendimento porque existe previsão legal para isso. 

Sobre aumento de médicos nas Unidades Básicas de Saúde: “A princípio nós não vamos aumentar o número de médicos dos quadros. Porque atualmente os atendimentos são muito poucos. É esse o nosso objetivo. A Unida Básica não atendendo aquilo que ela é capaz  de atender, o paciente acaba se dirigindo a UPA. É isso que a gente quer reverter. Trazer o  paciente de volta para as Unidades Básicas de Saúde”.  

Secretária manda recado para os servidores médicos após troca de gestão. “O atendimento das Unidades Básicas de Saúde não será afetado. Os programas continuarão sendo agendados. Todo atendimento que normalmente é feito não vai ser afetado. O probleama é que a gente identifica uma ociosidade volumosa que algumas unidades chegaram a 60% no volume de atendimentos que podem ser feitos naquela unidade. Então o que a gente quer é que as pessoas que vão para as UPAS, onde a gente identifca que 80%, 90% nos atendimentos são de pouca urgência de cor azul e verde que poderiam ser vistas nas Unidades Básicas de Saúde estão se dirigindo as UPAS e avolumando mais os atendimentos. Então a gente quer que essas pessoas sejam acolhidas nas Unidades Basicas de Saúde e urgentemente serem atendidas num primeiro momento e depois ter um agendamento agendado para acompanhamento”. 

 

Como funciona o atendimento espontâneo?

O atendimento espontâneo é destinado a situações não programadas, como urgências, emergências, orientações ou até mesmo para agendamento de consultas. A prática é realizada em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e envolve:

  • Chegada do paciente à unidade de saúde.

  • Avaliação inicial realizada por um enfermeiro.

  • Encaminhamento para consulta médica imediata ou, caso necessário, agendamento para outro momento.

  • Atendimento médico ou outro serviço indicado.

Esse modelo de acolhimento permite priorizar os atendimentos conforme o grau de risco ou vulnerabilidade do paciente.

Equipe da Atenção Básica (eAB):

Médico, enfermeiro, auxiliares e/ou técnicos de enfermagem. Podem ou não agregar a equipe: dentistas, auxiliar ou técnico de saúde
bucal, ACS e Agentes de Combate a Endemias (ACE). A carga horária mínima por categoria deve ser de 10 horas, com no máximo três profissionais por categoria. A distribuição de carga horária é de responsabilidade do gestor.

 

Período crítico e combate a doenças sazonais

A portaria ganha ainda mais relevância em um momento no qual há um aumento expressivo de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya. A intensificação das chuvas favorece a proliferação do Aedes aegypti, principal vetor dessas arboviroses.

Com isso, garantir um fluxo ágil de atendimento nas UBSs ajuda a identificar e tratar precocemente os casos, desafogando as UPAs e reforçando o sistema de saúde municipal.

A medida já apresenta resultados significativos, mostrando o compromisso da administração em otimizar os serviços de saúde e atender com eficiência a população.

Veja os locais de atendimentos: 

ESF USF CPA III – EQ I RUA 39, QUADRA 02, S/Nº- CPA III 07:00 às 19:00

ESF USF CPA III – EQ II RUA 39, QUADRA 02, S/Nº- CPA III 07:00 às 19:00

ESF USF CPA III – EQ III RUA 39, QUADRA 02, S/Nº- CPA III 07:00 às 19:00

USF CPA IV – EQ II AVENIDA CURIÓ, S/Nº 3ª ETAPA – CPA IV 07:00 às 19:00

USF CPA IV – EQ III – 4 EQUIPES AVENIDA CURIÓ, S/Nº 3ª ETAPA – CPA IV 07:00 às 19:00

USF SERRA DOURADA – AVENIDA BRASIL, Nº1668 – OURO FINO 07:00 às 11:00 / 13:00 às 17:00

USF OURO FINO –  AVENIDA BRASIL, Nº1668 – OURO FINO 07:00 às 11:00 / 13:00 às 17:00

CLINICA DA FAMILIA I – CPA 1  RUA OBIDOS, S/N, – CPA I 07:00 às 21:00

CLINICA DA FAMILIA II – CPA 1  RUA OBIDOS, S/N, – CPA I 07:00 às 21:00

CLINICA DA FAMILIA III – CPA 1  RUA OBIDOS, S/N, – CPA I 07:00 às 21:00

CLINICA DA FAMILIA IV – CPA 1  RUA OBIDOS, S/N, – CPA I 07:00 às 21:00

CLINICA DA FAMILIA V – CPA 1  RUA OBIDOS, S/N, – CPA I 07:00 às 21:00

CLINICA DA FAMILIA VI – RUA OBIDOS, S/N, – CPA I 07:00 às 21:00

USF PAIAGUAS I – AVENIDA A, ESQUINA COM A C, S/Nº – PAIAGUÁS 07:00 às 19:00

USF TRÊS BARRAS –  RUA 29, S/Nº (AREA VERDE) TRES BARRAS 07:00 às 11:00 / 13:00 às 17:00

USF Jd. UMUARAMA – RUA 29, S/Nº (AREA VERDE) TRES BARRAS 07:00 às 11:00 / 13:00 às 17:00 USF J. BOSCO PINHEIRO AVENIDA PRINCIPAL, S/Nº- 1º DE MARÇO 07:00 às 11:00 / 13:00 às 17:00

USF 1º DE MARÇO – AVENIDA PRINCIPAL, S/Nº- 1º DE MARÇO 07:00 às 11:00 / 13:00 às 17:00

USF Jd. FLORIANOPOLIS –  RUA 19, S/Nº – JD. FLORIANÓPOLIS 07:00 às 11:00 / 13:00 às 17:00

USF Jd. UNIÃO –  RUA 19, S/Nº – JD. FLORIANÓPOLIS 07:00 às 11:00 / 13:00 às 17:00

USF Jd. VITÓRIA I  – EQ I AVENIDA PRINCIPAL ou AVENIDA B, S/Nº – JD. VITÓRIA 07:00 às 19:00

USF Jd. VITÓRIA I  – EQ II AVENIDA PRINCIPAL ou AVENIDA B, S/Nº – JD. VITÓRIA 07:00 às 19:00

USF Jd. VITÓRIA II  – AVENIDA B, S/Nº – JD. VITÓRIA 07:00 às 11:00 / 13:00 às 17:00

USF Jd. VITÓRIA III – AVENIDA B, S/Nº – JD. VITÓRIA 07:00 às 11:00 / 13:00 às 17:00

USF NOVO PARAISO I – RUA D, QUADRA 04, Nº46 – NOVO PARAÍSO 07:00 às 11:00 / 13:00 às 17:00

USF NOVO PARAISO II –  RUA DANTE DE OLIVEIRA, Nº02 – NOVO PARAÍSO 07:00 às 11:00 / 13:00 às 17:00

USF ILZA TEREZINHA PICOLLI – I RUA K, S/N, RESID ILZA TEREZINHA – 78056-712 07:00 às 21:00

USF ILZA TEREZINHA PICOLLI – II RUA K, S/N, RESID ILZA TEREZINHA – 78056-712 07:00 às 21:00

USF ILZA TEREZINHA PICOLLI – III RUA K, S/N, RESID ILZA TEREZINHA – 78056-712 07:00 às 21:00